Blog Puro Bem-Estar

/Tendências

Lavar roupa: precisando economizar tempo?

 

Em uma rotina comum, as tarefas de casa costumam ser bastante negligenciadas quando o assunto é a organização do tempo que temos livre. Quando não, essas tarefas são encaradas com muito desprazer.

 

O motivo para isso talvez seja a premissa de que as pendências domésticas são sempre trabalhosas, demoradas e pouco práticas. Durante muito tempo essa foi uma realidade pulsante, mas a tecnologia vem mudando gradativamente esse cenário.

 

Mais rotina, menos tempo

Com a correria cotidiana, encontrar tempo para descansar e realizar atividades de lazer já é um desafio. O problema é quando esse tempo tão precioso acaba sendo abdicado para a realização de tarefas como as domésticas, por exemplo.

 

Entre os afazeres de casa, lavar as roupas é um dos que mais incomoda as pessoas, depois de lidar com a pia de louças sujas. Isso porque o volume de peças se acumula constantemente, dando a sensação de que o trabalho nunca termina por completo. E, querendo ou não, é uma atividade que toma tempo.

 

Assim, fazer uso do que a tecnologia pode oferecer aos aparelhos envolvidos no processo é dica fundamental para poupar tempo na hora de lavar e secar suas peças. Afinal, ninguém quer perder 2 horas de filme para um cesto de roupas sujas, não é mesmo? Confira abaixo algumas dicas para considerar na hora de comprar o seu eletrodoméstico!

 

Invista nos programas de lavagem

Uma das maiores vantagens das lavadoras de roupa hoje em dia é a existência de programas de lavagem que tornam a tarefa de lavar roupa muito mais rápida e eficiente.

 

Os programas de lavagem são seleções que você pode fazer de acordo com critérios como a quantidade de roupas a ser lavada, o grau de sujeira e até mesmo o tipo de tecido das peças. Os programas são compostos por ciclos de agitação e de molho, que variam em quantidade de acordo com cada programa selecionado. Por exemplo: um programa delicado conta com 1 ciclo de agitação, enquanto que o programa extrapesado conta com 5 ciclos de agitação e dois de molho, intercalados entre si.

 

Isso permite que a tarefa de lavar roupa se torne mais prática, já que você não precisa ficar supervisionando 100% a eficiência da lavagem, e mais rápida, já que a tecnologia permite ciclos rápidos sem perder a eficiência.

 

O mesmo vale para o caso das secadoras, que também contam com programas de secagem, com ciclos ideais de acordo com a quantidade de roupas para secar.

 

Funções para ter em uma lavadora

No caso das lavadoras, há outras funções que otimizam o tempo além dos programas de secagem. Confira!

 

Timer e desligamento automático

Há lavadoras de roupa que parecem fazer tudo sozinhas: e é exatamente isso que você precisa no dia a dia se quer economizar tempo na hora de lavar roupa. Quando você seleciona um programa de lavagem específico, a máquina trabalhará durante os minutos programados e, ao fim do processo, desligará sozinha. Isso faz com que você não precise supervisionar o trabalho da lavadora, tampouco corre o risco de esquecer a roupa lavando.

 

Filtro para fiapos

Uma das maiores tristezas para quem lava roupa, é se deparar com fiapos nas peças recém-lavadas. Isso acontece porque algumas peças, durante a lavagem, soltam fiapos que podem grudar em outras peças. Há modelos de lavadoras que contam com tecnologias desenvolvidas para filtrar o máximo possível de fiapos, evitando que você tenha a desagradável experiência de precisar retirar, um a um, os fiapos daquela sua blusa preferida. Economia de tempo e garantia de cuidado com as suas roupas!

 

Entrada e saída de água automáticas

No caso dos tanquinhos, a maior queixa é o trabalho com o manejo da água antes e depois de lavar. Mas, novamente, a tecnologia tem transformado produtos e experiências! Hoje em dia, o mercado conta com modelos com entrada e saída de água automáticas. Modelos que se preocupam com eficiência e economia ainda contam regulagem de entrada de água, permitindo que você selecione o nível de água de acordo com a quantidade de roupas. Por exemplo, há a possibilidade de selecionar a entrada de 65 litros de água para a lavagem de quantidades entre 2 e 5 kg.

 

A maior vantagem, além de economizar água, é a autonomia da máquina em trabalhar sem a necessidade de intervenções.  Nos modelos que contam com essa seleção de entrada de água, a máquina começa a funcionar assim que o limite é atingido, sem a necessidade de que você acione o funcionamento da lavadora.

 

Funções para ter em uma secadora

A dupla varal e sol é uma das maneiras mais comuns de secar roupas. Mas o problema começa quando o tempo deixa a desejar: chuva, tempo nublado, frio, etc. Esses são alguns fatores que impedem as roupas de secarem rapidamente, fazendo com que você precise improvisar, na hora da emergência, para usar aquela peça que você necessita.

 

Para isso, as secadoras de roupa costumam ajudar bastante. Foi-se a época em que esse tipo de equipamento era famoso por levar horas para secar as peças e ainda consumir níveis absurdos de energia elétrica. Atualmente, há secadoras no mercado que contam com os mais altos selos de eficiência energética, além de levar pouco tempo para secar as peças. Confira as funções que uma secadora de roupas pode ter para facilitar seu dia a dia!

 

Programas de secagem

Assim como as lavadoras de roupa, as secadoras também podem contar com programas de secagem extremamente eficientes na hora de deixar as roupas bem sequinhas no menor tempo possível! O sistema é bastante parecido, já que também conta com ciclos que compõem programas para secagem rápida até extra pesada. Se a secadora ainda tiver regulagem de potência, melhor ainda: você tem mais controle ainda no tempo de secagem das suas peças.

 

Timer inteligente

Com a função de desligamento automático, você consegue a liberdade de deixar suas peças secando sem se preocupar em pausar o trabalho ao final do processo. O modelo SR555 da Latina, por exemplo, conta com um timer inteligente que ainda inclui um ciclo frio de 15 minutos, cuja função é amaciar a roupa!

 

Agora que você já sabe mais sobre como economizar tempo na hora de lavar a roupa, que tal conhecer um pouco mais sobre os programas de lavagem das lavadoras Latina? E se você quiser saber como a secadora SR575 pode ajudar no seu dia a dia, é só conferir o nosso post!

 

 

Voltar
}