Blog Puro Bem-Estar

/Saúde

Brincadeira é coisa séria

 

 

A importância da brincadeira na infância

 

Quando vemos uma criança brincando nos lembramos com saudade daquele tempo em que  tínhamos poucas preocupações, nos divertíamos muito e não precisávamos levar nada muito a sério.

A brincadeira na infância é importantíssima e pode gerar repercussão na formação e desenvolvimento saudável da criança, física, emotiva e psiquicamente.

Por isso, é tão importante que nós, adultos, cuidemos para que as crianças tenham ambientes propícios e bastante estímulo na hora da diversão.

Sendo assim, não é preciso ficar na mesmice das brincadeiras tradicionais, podendo ser exploradas áreas relacionadas à expressão verbal e não verbal, o raciocínio, representação espacial, criticidade, objetividade, concentração, memória, relacionamento, autonomia e iniciativa.

Pensando nisso, selecionamos 5 brincadeiras para realizar com as meninas e meninos e voltar a ser criança com eles. Conheça as dicas de brincadeiras:

 

1. Chicote Queimado

Material: Objeto pequeno;

Como brincar: Um dos participantes será o mestre e deverá esconder o objeto enquanto os demais fecham os olhos. Depois, o restante da turma deve procurar pelo objeto escondido, seguindo as instruções do mestre, que deve dizer ?quente?, quando alguém estiver próximo ao esconderijo, e ?frio? quando estiverem perto. Ganha quem encontrar o objeto.

 

2.  Corrida de Balão 

Materiais: Bexiga/ balão de festa e pedaço de papelão;

Como brincar: É marcada uma linha de partida e uma de chegada. Os meninos e meninas deverão encher suas bexigas/ balões de festa, colocá - los no chão próximo à linha de partida e abaná-las com o pedaço de papelão em direção à linha de chegada. O vencedor é aquele que chegar primeiro no local combinado sem perder sua bexiga.

 

3. Corrente Pegadora 

Como brincar: A brincadeira se inicia como um pega-pega comum. No entanto, assim que um dos participantes é pego deve se unir ao pegador inicial, segurando a sua mão. A mesma dinâmica acontecerá com os próximos participantes pegos. Assim, as crianças formarão uma corrente para pegar os demais amigos que estão fora dela. Algumas regras podem deixar o jogo ainda mais divertido, como por exemplo, permitir que apenas os integrantes das pontas da corrente sejam pegadores e que, para ser válido, nenhum ?elo? da corrente pode se soltar, ou seja, as mãos não podem se desgrudar. O ganhador será o jogador não for pego.



4. Formação ABC 

Materiais: Papel; 

Como brincar: Um dos integrantes deve sortear um número. Após isso ele deve escrever uma palavra que contenha o número sorteado de letras. Se ele realizar essa atividade em 30 segundos, ganha 1 ponto. Depois disso, o participante deve desafiar um de seus colegas a utilizar as letras que compõem aquela palavra para formar uma nova. Ele também terá 30 segundos para cumprir essa tarefa. Caso consiga, ganha 1 ponto e a oportunidade de iniciar a próxima rodada. Caso não termine, o jogador desafiante ganha mais 1 ponto e inicia a próxima jogada.

 

5. Enrolados 

Como brincar: Um dos participantes se afasta com os olhos fechados enquanto os demais, em círculo, de mãos dadas, vão se contorcendo e fazendo nós entre seus braços e pernas por meio de movimentos e acrobacias. Após 1 minuto, o participante deverá voltar ao círculo e tentar desatar os nós formados, sem ?arrebentar? a corda feita pelos braços dos amigos, os colocando na posição inicial.

 

Cuidados com a hidratação 

Antes, durante e depois da brincadeira é sempre importante pensar na hidratação das crianças. Além disso, se preocupar com o consumo de uma água pura e fresquinha é fundamental para saúde desses pequenos.

Cabem aos pais, professores ou responsáveis oferecer água com frequência para as meninas e meninos, pois os momentos de brincadeira não devem ser motivo de transtornos, como desidratação. Veja mais sobre como e quanto de água o ser humano deve beber para ser saudável.

Para auxiliar na hidratação da família como um todo a Latina possui uma linha completa de purificadores.

Os modelos PN555 e PA755, além de deixarem a água purificada, adicionam sais minerais como magnésio, potássio e cálcio para contribuir com a sua saúde ainda mais.

 

Veja também: 

 

 

  

 

Voltar
}